setembro 07, 2005

mãe áfrica

Nigéria e Brasil trabalham para consolidar nova ordem internacional O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, durante almoço oferecido ao presidente da Nigéria, Olusegun Ogasanjo, que os dois países trabalham juntos para consolidar uma nova ordem internacional, baseada em "um multilateralismo revigorado, mais democrático e mais justo".
Disse também estar "confiante de que as propostas defendidas pelo G-4 e pela União Africana darão impulso para uma ampliação do Conselho que atenda aos interesses dos países do Sul". informou que o Brasil acolhe com entusiasmo a idéia do presidente nigeriano, de realizar a 1ª Cúpula América Sul-África. "Neste encontro vamos celebrar uma solidariedade fundamental que aproxima nossos continentes. Mostraremos que a união de forças é a melhor resposta para o desafio de uma globalização desigual.
O presidente brasileiro também lembrou que os dois países são os de maior população afro-descendente no mundo: "Compartilhamos a experiência da colonização, o sofrimento da escravidão e o desafio de construir sociedades forjadas na diferença, mas que avançam em busca do bem comum".

Nenhum comentário: