janeiro 12, 2007

Lições ao Príncipe

... "Quando alguém é causa do poder de outrem, arruína-se, pois aquele poder vem da astúcia ou força, e qualquer destas é suspeita ao novo poderoso" (Cap. III)

... "O principado é estabelecido pelo povo ou pelos grandes, segundo a oportunidade que tiver uma destas partes; percebendo os grandes que não podem resistir ao povo, começam a dar reputação a um dos seus elementos e o fazem príncipe, para poder sob sua sombra, satisfazer seus apetites. O povo também, vendo que não pode resistir aos grandes, dá reputação a um cidadão e o elege príncipe para estar defendido com a sua autoridade".

"Quem se torna príncipe mediante o favor do povo, deve manter-se seu amigo, o que é muito fácil, uma vez que este deseja apenas não ser oprimido. Mas quem se tornar príncipe contra a opinião popular, por favor dos grandes, deve, antes de mais nada, procurar conquistar o povo. Ser-lhe-á fácil isso, uma vez que se tenha ocupado em protegê-lo". (Cap. IX)

Nunca Machiavelli esteve tão apropriado aos nossos dias

Um comentário:

Marcelo Vargas disse...

É verdade. Lula é o príncipe eleito pelo povo, e se este deseja apenas não ser oprimido, devemos perceber que esse "apenas" não é uma questão tão simples. Lula tem se esforçado como ninguém para que a opressão histórica pelo menos se minimize. E está conseguindo.