Conteúdos da Caixa

março 17, 2024

O REINANTE PARTE I


 

O REINANTE - PARTE I

Contaram-me a seguinte fábula:

Havia um país, semidemocrático (porque não havia igualdade social), governado por um sujeito eleito com expressiva votação. Oriundo da Baixa Classe Média obteve reconhecimento  (por mérito próprio, diga-se)      revelou-se um líder. Julgava-se ungido por deuses do Olimpo. O tempo passou, o sujeito emergiu do semianonimato e decidiu assumir a liderança do povo, novamente.

Oportunista, aproveitou a ocasião em que o País andava mal das pernas, lançando-se como candidato ao governo central, com a promessa de arrumar a casa (o País). Foi eleito e teve a fortuna de eleger consigo a maioria dos representantes da assembleia geral (a câmara legislativa), contando com o seu irrestrito apoio para o ‘que der e vier’...

Formou seu governo com seus amigos e colegas de anonimato. Fez uma reforma geral nos escalões do governo, nomeando pessoas de sua confiança. À insipiente oposição restou resignar-se.

O governante formou seu gabinete, ou melhor, seus gabinetes. O ministério e seus escalões, o gabinete da inteligência e o gabinete doméstico (ao longo do governo, demonstrou ser o mais importante de todos).

Além dos gabinetes ‘oficiais’, havia um outro ‘oficioso’ para assessorar o governante em assuntos diversos, principalmente manter polida sua imagem de líder salvador da Pátria.

O gabinete doméstico, em associação (secreta) com o gabinete ‘oficioso’ dava as cartas, isto é, definia e implementava os rumos do governo. As mídias sociais se revelaram excelentes meios de comunicação, para o bem e para o mal.

Além, dos ministros responsáveis pelo funcionamento da máquina estatal, havia funcionários públicos designados para a o serviço pessoal do governante, para sua segurança e outras ‘cositas mas’ ...

Para o serviço pessoal, estavam disponíveis um ajudante de ordens e três ajudantes de ‘desordem’.

O governante tinha quatro ex-esposas, que integravam o gabinete doméstico, juntamente com ex-funcionários dos tempos de anonimato. Os filhos tinham seus próprios negócios, com exceção de um deles que figurava nos bastidores como Superego do pai – eminência branca.

Foram cinco anos de desgovernança, para os padrões internacionais e para a oposição, em particular. Nas votações importantes na assembleia, a oposição perdia todas e o governante cada vez mais fortalecido.

 

CONTINUA

daguinaga

Nenhum comentário: