Conteúdos da Caixa

março 07, 2024

voltando

Após quatro anos ausente, por motivos de força maior e força menor estou de volta ao blog da Caixa Preta, agora rebatizado como Caixinha Preta.

Muita coisa aconteceu neste período de ausência. Passei a fazer uso com mais frequência dias redes sociais: Face Book (Meta) e Instagram. Twitter (agora X) e Linkedin menos. Tik Tok ainda não usei. Deixo meus escritos no site Recanto da Letras (pseudônimo Daguinaga).


Uma foto recente, mas não muito.


Estou envolvida com a criação literária. Dei um tempo às artes visuais e às postagens no YOUTUBE. Aproveito o retorno da Musa inspiradora ...

Mandei para uma editora um original. Estão providenciando o livro. Título: VIVA LA VIDA

Fui classificada num Edital e está em fase de elaboração uma coleção de poesias para crianças. As ilustrações estão a cargo de uma menina de doze anos. Título: BICHINHOS DO JARDIM

Estou concorrendo à publicação de dois contos ( ' Pesadelo' & 'O Escritor'), uma crônica ('Quase tudo Amarelinho') e uma coleção de haicais, para três publicações. Aguardo o resultado.


oo0oo


Deixo aqui um Cordel:

Odor

Quero hoje aqui falar

Neste Cordel lisonjeiro

De algo familiar

Ao Nariz, seu hospedeiro.

Importante ressaltar

Dos outros é companheiro

Nem precisa adivinhar

Já lhe digo, bem ligeiro;

É o sentido do Olfato

Em nossa vida presente

Trabalha no anonimato

Atento ao ambiente

Identifica os odores

Informando para a gente

Os perfumes e fedores.

 

 

Os agradáveis chamamos

Aroma, perfume, olor

Os maus cheiros evitamos

Morrinha, bafo e fedor

Se na cozinha estamos

Pra cozinhar o que for

Um bom cheiro observamos

Produzido no calor

Porém queimado o cozido

O mau cheiro nos desperta

No fogo foi esquecido

Uma panela aberta

O olfato prevenido

Está sempre em alerta

Acusando o acontecido

Pra cozinheira inexperta

 

 

Cada corpo tem seu cheiro

É possível constatar

Embora já costumeiro

Um bom perfume usar

Mas se for mau, meu parceiro,

Não adianta disfarçar.

O perfume é escolhido

Depende da ocasião

Geralmente o preferido

Combina com a estação

O floral, por mim é tido

O melhor para o verão

O amadeirado convertido

do inverno, a sensação.

 

De perfumes, já falado

Cabe agora, comentar.

O fedor, esse enjeitado

Procuramos evitar.

O Bafo, do acordado.

O Chulé que é de matar.

O Cecê do descuidado.

O do Pum, ao escapar.

Tenha sempre à mão, colega

Para sempre dissipar

O mau cheiro, não desprega

O dever é evitar.

A lixeira bem fechada

O banheiro bem limpinho

A casa sempre arrumada

Espalhando um bom cheirinho.

 

Aa gente feliz vai vivendo

Com nariz tão generoso

E nosso Olfato fazendo

Um trabalho primoroso.

 

"Cheiro", da Alegoria dos Sentidos de Jan Brueghel, o Velho.

Museu do Prado.

 

Interessante

https://revistapesquisa.fapesp.br/os-misterios-do-cheiro/


oo0oo


E uma Poesia:


bem te vi

mal me viu

chamei por ti

fez que não ouviu

 

mal te vi

chamei por ti

 

bem te quero

mal me quer

te quero bem

bem me quer

 

vejo-te bem

longe de mim

 

bem

te

vi

 

 

 

 




Nenhum comentário: